Importante: Suporte: como entrar em contato ou pedir ajuda »

Configurando HTTPS no seu WordPress

| 11 de Maio de 2017

Eu recém escrevi um artigo aqui no blog da Via informando os clientes que agora a Via, através do cPanel, nosso querido painel de controle, oferece certificados digitais gratuitos da Let’s Encrypt. Entretanto em alguns casos não basta apenas você digitar o https:// na frente do seu domínio, principalmente se você usa um CMS (content management system) como o WordPress. É fácil e simples de configurar o WordPress para usar SSL mas demanda 1 ou 3 passos que vou ensinar agora. Prontos?

Se você instalou um WordPress recentemente e ele está bem atualizado, provavelmente não precisará passar deste primeiro passo.

Basta você acessar o dashboard do seu WordPress (o famoso wp-admin), ir no menu Configurações e alterar os campos Endereço do WordPress (URL) e Endereço do site (URL). Ele provavelmente estará preenchido com o seu domínio precedido da expressão http://. O que caracteriza um certificado digital SSL instalado no seu site é aquele cadeado verde, quando o endereço começa com https://. Então basta você acrescentar a letra “s” entre o http e o ://. Simples assim, como mostro no print screen acima.

Mas vamos supor que seu WordPress tenha algum template cujos elementos conflitem com o https e seus plugins não aceitem certificados digitais, portanto não exibe o cadeado verde. Então forçaremos o WordPress a usá-lo, de maneira que aparentemente é redundante, mas que fará diferença para estes casos ou em versões instaladas a partir das anteriores.

Então você vai precisar acessar sua conta via SSH ou SFTP e editar o arquivo wp-config.php, na raíz do WordPress. E, ao final do arquivo, insira estas duas linhas do print screen, cujo código está aqui pra facilitar o processo de copiar e colar.

Código:

define('FORCE_SSL_CONTENT', true);
define('FORCE_SSL_ADMIN', true);

E se por algum motivo, causa, razão ou circunstância que fugirá ao seu controle ou entendimento o seu WordPress funcionar com o https:// mas ainda aceitará as conexões http:// sem direcionar para a com SSL, então precisaremos forçar também esse redirecionamento.  Basta editar igualmente por SSH ou SFTP o arquivo .htaccess e, agora no topo do arquivo, colará estas 4 linhas.

Código:

# Forçar HTTPS #
RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTPS} off
RewriteRule (.*) https://%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [R=301,L]]

E se você for cliente da Via Hospedagem e não souber editar estes arquivos, não esqueça que pode abrir um ticket de suporte e solicitar essa configuração que faremos sem qualquer custo pra você. E o suporte está a disposição pra qualquer dúvida ou problema neste processo!

Deixe seu comentário: