Importante: Suporte: como entrar em contato ou pedir ajuda »

HTTPS: Certificados SSL Let’s Encrypt gratuitos

| 10 de Maio de 2017

Em suas últimas versões, o cPanel trouxe uma facilidade bastante interessante e que já comentei em um e-mail enviado aos clientes: certificados digitais grátis para todos os clientes, sem qualquer burocracia ou instalação complicada. Outra novidade é que agora ele permite que se use HTTPS sem a necessidade de um IP dedicado ao site, visto que se trata de uma ferramenta que gerencia servidores de hospedagem compartilhada de sites. A única desvantagem desta forma de tornar seguro o seu site ou blog, é que a tecnologia utilizada, o SNI, não suporta alguns navegadores muito antigos, porém que cada vez menos aparecem nas estatísticas de uso dos relatórios de acesso aos sites, como por exemplo o Windows XP aliado com Internet Explorer. É praticamente uma mosca branca.

Agora, a Let’s Encrypt, um projeto da Linux Foundation e que tem como meta popularizar e contribuir para a segurança da Internet com seus certificados grátis, também é compatível com o nosso bom e velho cPanel. A partir de hoje aqui na Via todos os certificados que forem instalados já serão distribuídos pela Let’s Encrypt. Como disse, não há burocracia: a cada nova conta ou renovação de certificados dos sites previamente instalados aqui, serão feitos pela Let’s Encrypt.

A popularização dos certificados vem bastante a calhar com uma necessidade criada pelo próprio buscador da Google. Há poucos meses, o Janio escreveu no blog da Porto Fácil, nossa co-irmã, justamente sobre isso: a Google está forçando os donos de sites a se adequarem a esta nova realidade, privilegiando os sites com HTTPS na frente dos seus domínios em suas SERPs (Search Engine Results Page), ou seja, o resultado das buscas terá como influenciador também o SSL em seu site.

Há um porém: eu desencorajo fortemente o uso despreocupado do Let’s Encrypt se o seu site tiver transações financeiras com valores consideravelmente altos. Caso você tenha um comércio eletrônico com um fluxo grande de vendas, recomendo que você compre separadamente e instale um certificado com garantias de segurança e tudo o mais, adequando-se a realidade do seu projeto.

Ademais, o Let’s Encrypt só tem a somar no seu site ou blog que além de mais seguro também será visto com melhores olhos aos buscadores.

Para usá-lo, basta configurar o seu site para usar, ao invés do protocolo http://, o https:// na frente do seu domínio.

 

Deixe seu comentário: