Importante: Suporte: como entrar em contato ou pedir ajuda »

WordPress 3.4: atualização segura e corrigindo problemas

| 15 de junho de 2012

Na última quarta-feira, 13 de junho, foi disponibilizado para atualização o WordPress 3.4. A versão leva o nome do guitarrista Grant Green, seguindo a linha do 3.x, mais um músico de jazz homenageado pela equipe do CMS mais utilizado para blogs no mundo todo.

Se você quiser ouvir um sonzinho maneiro do Grant enquanto lê o restante do post:

Foram feitas um sem número de melhorias como no theme customizer, nas traduções de alguns elementos que ainda não eram “traduzíveis”, no processo de instalação, na interação do plugins, melhorias para os desenvolvedores, enfim… a lista completa do que foi implementado você pode ver no próprio Codex.

E como sempre frisamos, é muito importante que, segundos antes de fazer a atualização do seu WordPress, você faça também um update nos plugins. Isso porque com estas melhorias uma ou outra função utilizada em algum plugin pode ser conflitante na nova versão do CMS e acabar mostrando algum erro. Os desenvolvedores dos plugins mais usados, por exemplo, sabendo da atualização da plataforma que se avizinha, já compatibiliza o seu software e solicita a atualização dele antes mesmo de o WordPress novo sair, evitando problemas.

De quarta pra cá o caso mais comum é pra quem usa o plugin DB Cache Reloaded, um plugin bastante interessante para a performance e estabilidade do seu site. Caso você tenha esquecido do nosso costumeiro aviso, ao atualizar o WordPress você deverá receber esta mensagem: Fatal error: Call to undefined method dbrc_wpdb::delete() in /home/dominio/public_html/wp-includes/option.php on line 370.

Não entre em pânico! Para resolver é simples:

  1. Acesse o FTP do seu domínio
  2. Vá até o diretório wp-content do seu WordPress
  3. Localize o arquivo db.php e renomeie para db.old (ou qualquer nome, só pra servir como backup)
  4. Tente novamente acessar o wp-admin do seu blog e clique em “Continue” quando o WordPress oferecer para atualizar o banco de dados.

Simples assim! Qualquer problema nos procure no suporte 😉

Deixe seu comentário: