Importante: Suporte: como entrar em contato ou pedir ajuda »

A Via pode migrar meu site?

| 25 de Maio de 2016

Independente de qual seja o motivo que leva alguém a trocar de empresa de hospedagem, geralmente a primeira pergunta que os clientes que estão flertando com a Via fazem é A Via pode me ajudar a migrar meu site de provedor?

A resposta é sim!

10198405645_5a2b28df66_z

Quase sempre (salvo casos muito específicos) é possível migrar seu site de outro provedor pra Via com o auxílio do nosso suporte. Existem basicamente três etapas que o cliente precisa passar para migrar o seu site pra cá, nesta ordem:

1) a contratação de um plano. Se você vai migrar um site é porque ele provavelmente já está ativo em outro serviço de hospedagem então precisamos dimensioná-lo e saber em qual plano ele se encaixa.

2) a migração propriamente dita. Após a contratação do plano o cliente envia um ticket de suporte com todos os dados de acesso (painel de controle, FTP e banco de dados) para que possamos copiar os dados e restaurá-los nos nossos servidores. Se o atual provedor também trabalha com o painel de controle cPanel, então, a migração é ainda mais fácil bastando apenas o usuário e a senha deste serviço para a cópia. Este processo leva até 24h a partir da hora combinada para o inicio do trabalho.

3) a configuração e propagação do DNS. Após a contratação do plano e a cópia dos arquivos é necessário que o cliente configure o seu domínio para apontá-lo aqui pra Via. Se ele estiver conosco, então é mais fácil, nós mesmos fazemos essa alteração. Caso contrário basta ele ir até o painel de controle no serviço de registro e alterar para os servidores sugeridos no e-mail de boas vindas. Este processo pode levar de 2 até 24h, dependendo de fatores externos que não os provedores envolvidos como a estrutura de Internet, conexão usada etc.

A migração tem custo?

Para clientes novos ou antigos que adquirirem um novo plano de hospedagem de sites a migração é gratuita, uma por conta. Mas casos específicos podem sempre ser conversados, não é mesmo? 🙂

Os e-mails também são migrados automaticamente?

Não. É recomendável que você, ao receber os dados de acesso do seu painel de controle da hospedagem cPanel aqui na Via, crie novamente as suas contas de e-mail (se tiver) e faça um backup dos antigos bem como lista de contatos e outros aplicativos relacionados ao webmail e e-mail antes da migração.

Podem ocorrer problemas de mal funcionamento no site após a migração?

Podem. Isso porque nem todos os servidores de hospedagem são exatamente iguais em sua estrutura, versões de software e módulos de PHP, por exemplo. Se o seu site requer algum serviço além do padrão explique na hora da contratação da hospedagem para providenciarmos a instalação.

Qual o prazo para o provedor fazer a migração do site?

A contratação do plano depende das questões burocráticas. A migração dos dados pode levar até 24h e a propagação de DNS mais 24h, mas geralmente é um processo bem rápido, não utilizando todo este prazo.

É possível migrar blogs do WordPress.com, Blogger ou Blogspot.com para a Via?

Sim. É possível migrar os posts, comentários e imagens destes serviços para um WordPress self-hosted (hospedado) aqui na Via. Porém os templates destes serviços geralmente são proprietários então os elementos visuais precisarão ser migrados manualmente pelo usuário.

De todo modo é sempre bom bater aquele papo tomando um cafezinho com o suporte pra entendermos melhor este processo e fazer um planejamento específico para o seu projeto pra que tudo dê certo 😉

Deixe seu comentário: