Via: preço, qualidade e vantagens
Daniel Becher | 30 de setembro de 2010
Conversava com o amigo Eduardo Baldan por e-mail e falávamos sobre qualidade, preço, vantagens, concorrência… e explicava pra ele o porque da Via ter um preço parecido com as hospedagens, talvez um pouco mais caro, e o porque não oferecer limites exagerados nos planos de hospedagem e revenda em se tratando de espaço em disco e transferência de dados (banda mensal).
Estamos prestes a ter um novo layout e uma mudança de conceito no site, e neste teremos um FAQ explicando isso de uma forma bem esclarecedora, mas acho que cabe aqui no nosso blog-site essa conversa, e nas próximas linhas tentarei mostrar de uma forma bem simples como abordamos e lidamos com este tema.
Pegue um café, tire 5 minutos do seu precioso tempo e embarque nessa conversa comigo 😉
A Via Hospedagem se configura no mercado de webhosting como uma empresa que tem como única e exclusiva missão ZELAR pelo site do cliente não só da melhor maneira possível, mas de uma forma EXCELENTE. Quando adotei os moldes de trabalho do Janio Sarmento, estava ciente de que é muito mais trabalhoso e complicado você lidar com qualidade e vendê-la no mercado ante a tantas propostas tentadoras dos concorrentes, que oferecem sempre muitas pseudo-vantagens e preços atrativos, baseado em números e mais números que o cliente, mais das vezes, sequer sabe o que significam.
Limites de espaço em disco e transferência mensal de dados
Por que eles ainda existem? Simples. Porque a tecnologia ainda é limitada, pra todo mundo. Limitada não no sentido de precária, mas no sentido de que quanto mais, mais custo. Quando vendemos algo que não existe, nós temos um elemento surpresa bastante desagradável para lidar: a frustração do cliente. É notável que algumas empresas do setor de hospedagem, impulsionadas por uma iniciativa de algumas “grandes americanas”, estão se complicando com a questão do ilimitado. Isso porque existe um limite em que um site precisa ser escalonável, ou seja, necessita ter uma estrutura diferente das hospedagens de servidores compartilhados (que é o nosso caso) e esta linha tênue que separa um serviço do outro não é medida por espaço em disco e ou transferência mensal.
Você pode ter um site que consuma pouco espaço em disco e uma quantidade de transferência em gigabytes mediana, mas que por ter uma aplicação pesada rodando ou uma quantidade de acessos grande, exige um processamento na máquina que o hospedagem além do normal para uma hospedagem compartilhada. E não adiantaria você basear o crescimento do seu projeto na Internet por estes limites, uma vez que quando eles realmente forem colocados em prova, terá um projeto que necessitará de um VPS ou talvez um servidor dedicado para o site ou blog.
Enquanto isso, na Via você tem garantias de que o que você contratou será entregue 100% e a escalabilidade do seu site é garantida por testes e pesquisas de performance com servidores robustos, prontos pra darem uma vida útil ao seu projeto enquanto for classificado como pequeno ou médio muito mais prolongada. Quando o seu site ou blog crescer a ponto de precisar de um servidor dedicado, você não será frustrado por uma promessa que foi feita lá no início sendo quebrada, e você já terá condições de arcar, se bem planejado, com uma estrutura bem maior para seu site em uma empresa que ofereça um VPS ou servidor dedicado, como a Porto Fácil.
Preço, atendimento e qualidade
Se formos fazer um daqueles comparativos de empresas mostrando capacidade de recursos, veremos que o preço dos serviços da Via Hospedagem não fogem muito dos praticados no mercado. E ainda temos outros elementos que nestas costumeiras análises não são levados em consideração como o atendimento e a qualidade dos serviços. Cinco reais parecem muito quando você compara uma empresa e outra, num mar de prestadores de serviços de hospedagem que existe disponível. O que nenhuma delas coloca em prova é o atendimento ao cliente e a qualidade dos serviços prestados.
Na Via Hospedagem, assim como na Porto Fácil (empresa que cuida de projetos de grande porte oferecendo servidores dedicados), nós não disponibilizamos profissionais em chats ou telefones 0800 que só fazem remediar o problema ou solicitar um prazo maior para a solução de um problema que, por mais simples que seja, sempre será passado ao “setor responsável”. O modelo horizontal da nossa administração oferece ao cliente lidar diretamente com os especialistas no assunto, provendo ainda a personalização do atendimento. O cliente tem nossos e-mails pessoais e corporativos para os mais variados assuntos a serem tratados nessa relação comercial e até pessoal, e nossos telefones pessoais para emergências.
Não raro, criamos laços de amizade e confiança com os clientes que nos confiam não apenas um amontoado de arquivos visíveis na Internet, mas um projeto que adotamos como nosso no que tange a responsabilidade e seriedade; sentimos, enquanto seres humanos, solidários pelo que abraçamos; trabalhamos com o que gostamos e não por ser uma fonte de renda ou negócio promissor.
Resumindo, o cliente que escolhe a Via Hospedagem e a Porto Fácil não é tratado como um número dentro da organização e nos setores que se comunicam com ele. Nós sabemos o nome de cada cliente, conhecemos seus anseios e suas necessidades, nos antecipamos e, mais das vezes, damos a solução para os problemas antes mesmo de o cliente solicitá-la ou percebê-la.
Quem escolhe hospedar conosco sabe do valor que seu dinheiro tem. E sabe que paga o preço de uma qualidade infinitamente superior por um serviço prestado de forma séria, profissional, personalizada e preocupada em resolver os problemas e necessidades do cliente.
Espero que tenha gostado desse papo! 🙂