Próxima versão do WordPress não terá mais suporte a PHP e MySQL 4
Daniel Becher | 30 de julho de 2010Há sete dias atrás, quando ainda estávamos na versão 3.0 do WordPress, maior e mais completo CMS para blogs do mercado atualmente, o site oficial apresentava a notícia de que o suporte para as versões 4 de PHP e MySQL seria descontinuado quando fosse lançada a versão 3.2 do sistema. Ontem, quando o dashboard de muita gente anunciava que havia uma nova versão do sistema pra atualização (a 3.0.1), o burburinho novamente começou.
O WordPress evoluiu, os servidores evoluíram… então porque não acompanhar nessa evolução, sempre visando uma melhor segurança dos sitemas?
Uma estimativa dá conta de que “somente 6% dos servidores ainda rodam as versões antigas do PHP e MySQL”. Dessa forma, até parece mesmo que muito pouca gente vai sofrer com esta mudança. Mas 6% de milhões é bastante coisa. Até o início deste mês, o WordPress já havia sido baixado, pasme, 3 milhões e 500 mil vezes.
“Ah, mas muita gente baixa mais de uma vez”. Também é correto. Porém também é verdade afirmar que muita gente, inclusive os instaladores automáticos como Fantastico (que fornecemos através do cPanel), instalam o WordPress mais de uma vez com os mesmos arquivos, sem a necessidade de baixá-los no site oficial onde existe o contador deste dado.
Certo, mas e o que nós, assinantes da Via temos com isso?
Nada, absolutamente nada. Fiz essa introdução pra vocês entenderem justamente isso: a Via Hospedagem já usa as versões mais novas não só do PHP e do MySQL, como todos os sistemas envolvidos na hospedagem do seu blog ou site.
Desta forma, se você por acaso ficou preocupado com a notícia, saiba que enquanto muitos blogs ficarão fora do ar, nós continuaremos navegando em águas calmas 🙂