Importante: Suporte: como entrar em contato ou pedir ajuda »

OpenDNS – Segurança, velocidade e propagação rápida

| 11 de setembro de 2009

Quando um cliente chega na Via Hospedagem, a primeira coisa com a qual ele lida (sem contar o cadastro) é a propagação do DNS (domain name system, ou o sistema que converte os chatos endereços de IP em lindos e práticos nomes de domínio .com, por exemplo).

Essa propagação nada mais é do que um servidor de DNS avisar aos demais mundo afora de que um domínio agora existe (no caso de domínios novos) ou que foi alterado (no caso de migração de servidores). Seja um novo domínio, uma migração de um provedor para a Via ou mesmo um remanejamento interno de servidores, a propagação leva um certo tempo até ser totalmente “espalhada”, e esse tempo dependerá necessariamente da qualidade e da configuração dos servidores de DNS que você usa, que geralmente são do seu provedor de acesso.

Uma peculiaridade dos remanejamentos internos de servidor é a espera que o cliente precisa ter pra que o DNS deixe de funcionar no IP antigo para funcionar no novo, uma vez que se você fizer uma alteração ainda caindo no antigo servidor, quando propagar as alterações não serão apresentadas na nova morada.

Mas é possível escolher um servidor de DNS personalizado. Também é possível otimizar esse tempo de espera. Apresento-lhes o OpenDNS, que é uma alternativa muito interessante. Além de propagar mais rapidamente as informações de nomes, ele também conta com uma segurança mais elaborada e ainda por cima propõe uma navegação mais rápida, uma vez que conta com servidores estrategicamente distribuídos e com um impressionante sistema de cache dinâmico.

Pra usar o serviço, basta configurar o seu sistema operacional. No Windows XP/Vista, basta você acessar o Painel de Controle e acessar o menu Conexões de Rede. Clique na sua conexão de rede ativa, depois vá em Propriedades, ache na listinha no miolo da tela a opção Protocolo TCP/IP e assinale para “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”.

Preencha de acordo com a imagem abaixo:

opendns-ips

Vale a pena o teste!

Deixe seu comentário: