Onde encontrar imagens bacanas para o seu blog e como creditá-las
Daniel Becher | 29 de setembro de 2011Existem hoje na web alguns bancos de imagens disponíveis para que você ilustre os seus textos e dê uma cara mais animada aos seus posts. Entretanto alguns desses bancos são pagos e nem sempre temos um retorno financeiro que possibilite comprar imagens para nossos sites. Em alguns casos, talvez a grande maioria deles, não há retorno financeiro algum.
Entretanto alguns fotógrafos e ilustradores permitem que suas obras sejam publicadas em nossos domínios. Geralmente estão sob a licença Creative Commons, a qual apoiamos e acreditamos ser hoje o meio mais eficaz pra que a expressão “está na internet então é domínio público” não se torne um pesadelo pra quem não compartilha das mesmas diretrizes e filosofias que as nossas. A “prenda” que você paga neste sentido é um único e mísero link informando quem foi o autor e onde encontrá-lo dependendo da licença CC.
Mas como achar imagens em Creative Commons para usarmos nos nossos blogs sem ter que varrer a web inteira e as vezes gastar mais tempo procurando ilustração que desenvolvendo nossas idéias no texto? Algumas ferramentas estão aí pra isso. Uma delas é Compfight que conheci hoje pela manhã lendo o blog da nossa amiga e cliente Nospheratt, que faz buscas à base do Flickr, de uma forma até melhor que a própria ferramenta de pesquisa oficial. Poderia falar dele aqui mas não há o que tirar nem pôr no excelente artigo que a Nosphe fez no Blosque, então siga o link e saiba como aproveitá-lo da melhor forma: Compfight: Encontre as melhores imagens para o seu blog.
Agora imagine que você já tem uma imagem que achou ou recebeu por e-mail e não sabe a quem creditar. As vezes a imagem é tão conhecida que basta duas ou três viagens ao Google Images pra achar de quem é e conseguir atribuir o crédito no seu post. Mas e quando não dá?
A Cátia, Social Media da Zerotrack, além de ser nossa parceira e cliente, publicou ontem no Twitter uma ferramenta também interessante: o TinEye. Este pequeno gigante faz com imagens o que o Google faz com texto, só que sua busca não se dá em função de palavras chaves. É com uma análise dos pixels da imagem que você pode subir no site deles ou então inserindo a URL remota da foto que ele encontra não só imagens idêntidas a que você procurou como também modificadas por editores como Photoshop, por exemplo. E aí temos mais uma serventia pra ferramenta; além de possivelmente achar o dono, achamos também alterações que foram feitas dela, ou, também hipoteticamente, confirmamos se a versão que temos já não é cópia da original.
Qualqur dúvida ou sugestão pra acrescentar sobre estas ou outras ferramentas de imagens, os comentários estão à disposição!