Importante: Suporte: como entrar em contato ou pedir ajuda »

Novos servidores pela frente

| 13 de janeiro de 2009

Há algum tempo venho pensando em colocar os servidores da Via Hospedagem numa estrutura melhor. Não que essa atual não seja bom, pelo contrário, mas nós temos necessidade de uma estrutura específica, no quesito energia. Não, felizmente não está faltando energia elétrica no nosso DataCenter. Modéstia parte, posso dizer que estamos num dos melhores datacenters especializados em servidores dedicados do mercado, porém, como falei, temos algumas necessidades extra.

Uma delas é o boot remoto, a possibilidade de eu “apertar o botão reset” daqui do Brasil, sem ter que abrir um ticket e aguardar o pessoal deles fazê-lo. Ontem, por alguma disfunção nas configurações da administração, os relatórios do CPanel foram gerados em horário de pico. O servidor principal (Samurai), conta com uma folga de processamento gigantesca. De longe não usamos todos os recursos disponíveis, até para uma questão de segurança. Entretanto, a análise dos blogs de todas as contas gera um processamento e uma carga de memória muito grande, o que foi incompatível com aquele horário, fazendo que o servidor se perdesse nesse looping e ficasse inacessível. Algum tempo depois já estávamos reestabelecidos porém o nosso tempo de resposta ao problema teria sido muito mais rápido se tivéssemos este recurso disponível.

É claro que os ajustes necessários para que isso não aconteça novamente já foram feitos, minutos depois de ele ter sido reestabelecido, inclusive. Porém outras situações críticas também podem ser resolvidas com esta funcionalidade, o que ajuda a engrossar o caldo da justificativa do investimento. Já foi feita a contratação de um novo servidor, porém ainda não vamos migrar totalmente. Quero testá-lo migrando algumas contas pessoais minhas pra lá, pra sentir que o novo servidor está preparado para receber-nos, que ele nos atenderá e, principalmente, que o boot remoto funcione em momentos como o de ontem.

O novo servidor, no novo datacenter, é um pouco mais caro. Entretanto o valor das mensalidades não será alterado, pelo menos não por conta dessa mudança, uma vez que ela faz parte do nosso planejamento de crescimento sustentável.

Não tenho uma data prevista para essa troca, até porque ela não é emergencial, e será feita da maneira mais planejada e transparente possível, mas entrarei em contato pessoalmente com cada VIP para esclarecer como acontecerá e o que será necessário de configuração da parte do cliente para que aconteça.

Deixe seu comentário: