Hospedagem fora do ar: é hora de trocar?
Daniel Becher | 01 de agosto de 2008Não. Nunca. Jamais. Por maior qualidade que uma hospedagem possa oferecer, um dia ela vai sair do ar, um dia você vai ficar com seu blogue, com seu site, com aquele projeto que você está desenvolvendo, indisponível. Você vai ficar irritado, afinal, precisa trabalhar e acessá-los naquela hora, ou tem um cliente querendo ver o seu trabalho e não pode porque a empresa de hospedagem caiu. Mas não é motivo pra troca.
Digo isso porque vejo muitos clientes (e eu já passei por isso enquanto consumidor) pulando de empresa em empresa por conta de indisponibilidades no serviço. Eu vou ser sincero com você: A Via Hospedagem pode cair. Se você quer uma empresa de hospedagem que NÃO CAIA, a Via Hospedagem não serve pra você. E eu receio que se este for o seu critério de avaliação, provavelmente nenhuma delas vai estar à altura de sua exigência.
Problemas técnicos ocorrem com seu carro. Você já se atrasou pra uma reunião ou chegou na empresa em que trabalha sujo de graxa por conta de um pneu furado? Você já passou um fim-de-semana sem computador porque ele deu pau numa sexta-feira a noite e só pode levá-lo pra manutenção na segunda pela manhã? Já perdeu alimentos perecíveis na geladeira porque faltou energia elétrica durante um dia todo? Isso também pode acontecer com a empresa de hospedagem, por que não?
A proposta minha com a Via Hospedagem, não é “não cair”, é fazer tudo o que for possível pra que ela não caia. Ponto. Até porque, as “quedas” acontecem por N motivos, graves ou não, urgentes ou não, agendadas ou não, provocadas por erro humano ou problema técnico.
Se sua hospedagem caiu e você receia que o administrador dela esqueceu de verificar o espaço em disco, lotou de abobrinha na máquina e por isso ela parou, ótimo, venha pra cá.
Se sua hospedagem caiu porque, mesmo em horários que não são considerados de “pico”, o servidor está com 100% de suas capacidades esgotadas, venha pra cá.
Se sua hospedagem está caindo porque o seu administrador não quer gastar mais com o servidor e aluga servidores baratos e de qualidade duvidosa, venha pra cá.
Eu quero que você, que está lendo este post agora, seja meu cliente. Mas eu nunca vou te oferecer na minha apresentação, a promessa de que a Via Hospedagem não vai cair ou não vai enfrentar problemas técnicos. Eu vou te oferecer um compromisso com a qualidade, a certeza de que mesmo se eu não estiver tendo o lucro desejado com aquele servidor, eu não vou entulhá-lo de contas e domínios para que esse quadro se altere, fazendo com que ele trabalha esgotado, lento e instável. E, quando for necessária a manutenção, e eu puder antecipar e preparar os clientes para alguma indisponibilidade imediata, isso será feito.
Seja meu cliente, eu adoraria. Mas pela qualidade do meu serviço, não de uma máquina que pode parar, sim, como todas as outras.