Como deixar seu blog acessível a smartphones e celulares
Daniel Becher | 04 de outubro de 2011Alguns clientes essa semana nos perguntaram no suporte como deixar seus blogs em WordPress acessíveis a dispositivos móveis, então resolvi elencar aqui dois plugins que podem ser bastante úteis neste trabalho. Eles não são plugins novos, estão no “mercado” há bastante tempo e cresceram junto com os smartphones e celulares e seus navegadores minimalistas.
O grande desafio neste caso não é apenas fazer com que o conteúdo do seu site não quebre nas pequenas telas de LCD dos seus aparelhos de bolso, mas ajudar a quem está num dispositivo móvel a ir direto ao ponto sem gastar tempo e dinheiro. Isso porque nem sempre é possível ter uma conexão wifi livre – e se está livre, geralmente a velocidade é baixa, então o 3G ou alguma tecnologia inferior pra celulares se faz necessário. E como todos sabem, além de não ser uma conexão de alta velocidade em qualquer lugar, depende bastante da cobertura da operadora, o WAP/3G/GPRS é contabilizado financeiramente pelos dados trafegados. Se livrar de imagens gigantescas ou conteúdo secundário é muito importante pra que você mantenha no seu blog o leitor móvel.
O plugin mais famoso pra WordPress que consegue disponibilizar o seu conteúdo para os gadgets em questão é o WPTouch. Se instalado e ativo, quando um visitante entra no seu blog ele automaticamente detecta qual o navegador e a resolução utilizada e transforma o seu conteúdo numa versão amigável, seja iOS, Android, Blackberry, Symbian, Palm etc.
Outra ferramenta bem interessante é a que eu particularmente prefiro e se trata de um pequeno pacote de aplicações não só pra deixar seu site em WordPress otimizado pra smartphones e tablets, mas também acrescenta algumas funções de personalização. Com o WordPress Mobile Pack é possível também editar o CSS do layout (já tem presets de cores pra escolha, caso não queira programar a folha de estilos), traz a interface de administração do WordPress também otimizada, possibilidade de integrar código do Google Analytics (pra ter uma refinação melhor das estatísticas dos visitantes móveis), deixa inserir um widget de anúncios para monetização e já lista o seu blog e pinga os novos artigos numa espécie de rede social para sites com conteúdo amigável pra gadgets.
Uma feature interessante que os dois plugins oferecem é poder escolher a versão Standard do seu site através de um link no rodapé do layout, caso ainda assim o visitante querer ver o seu blog completo.