Importante: Suporte: como entrar em contato ou pedir ajuda »

Como atualizar um blog ou site em WordPress

| 22 de junho de 2016

Manter um blog ou site em WordPress bem atualizado é uma prioridade que todo usuário deve ter. Já expliquei bastante aqui os motivos, inclusive fiz um texto no blog da Via explicando os porquês, você pode ler aqui.

Neste texto eu dizia que o WordPress era um dos CMS (content management system, ou sistema de gerenciamento de conteúdo) mais usados no mundo e isso o tornava bastante visado pelos crackers. Por estes tempos a W3Techs divulgou sua pesquisa que demonstrou que o WordPress já ocupa 25% dos sites, ou seja, 1/4 do que está disponível na Internet é feito com o sistema da Automattic. Só nos sites que usam algum CMS, ele já é 58,7% do mercado. Por essas e outras é que é importante mantê-lo sempre com sua manutenção em dia.

Mas essa manutenção é fácil e vou lhes mostrar como fazer isso em alguns poucos passos, veja

1. Faça um backup.

Backup é o começo de qualquer manutenção que você fizer no seu site. Seja um backup completo para casos como uma atualização de versão, seja apenas um arquivo que você precise editar pra inserir um código, sempre faça backup. E aqui e aqui eu explico como fazer backup do seu WordPress de forma simples e rápida.

2. Acesse o Painel do seu WordPress.

Geralmente ele está localizado em http://www.SEUDOMINIO.com/wp-admin, onde a palavra SEUDOMINIO.com deve ser substituída pelo endereço do seu site/blog/e-commerce. Há que se atentar para o fato de o WordPress estar em um subdiretório (www.SEUDOMINIO.com/subdiretório/wp-admin) ou em um subdomínio (http://blog.SEUDOMINIO.com/wp-admin). Faça o login.

Identificando as atualizações

wp-atualizacoes-01

O WordPress oferecerá 3 tipos de atualizações: o Core, que é o próprio sistema do WordPress; Os plugins, que são os adicionais que você instala nele pra agregar funções e os templates, que são os layouts que você baixa, desenvolve ou compra para usar no seu site.

Ao logar-se no WordPress você já vai notar se tem atualizações por duas indicações no canto superior esquerdo do seu painel. Clique em uma delas se tiver atualizações pendentes.

3. Atualize os plugins primeiro

wp-atualizacoes-03

Essa é uma recomendação de quem é cavalo velho já calejado de tanto andar nas pedras. Faça a atualização dos plugins primeiro. Não sei se essa dica existe em algum portal sobre o assunto que possa ser endossado meu argumento e nem me preocuparei em linkar qualquer coisa pra provar isso. Vai por mim, atualize os plugins primeiro.

Basta selecionar todos os plugins e clicar em Atualizar plugins.

4. Atualize depois os templates

wp-atualizacoes-04

Eu já disse que é pra fazer backup? Não fez ainda? Volte ao início do texto. Isso porque se seu template ativo tiver atualizações pendentes é importante que você tenha uma cópia de segurança caso a nova versão tenha alguma personalização que você tenha feito e não salvou. Aliás, bons templates saberão lidar com isso, seus layouts permanecerão imunes a qualquer problema mas lembra que sou cavalo velho, né?

Basta selecionar todos os plugins e clicar em Atualizar temas.

5. OK, agora atualize o WordPress!

wp-atualizacoes-02

Quando restar apenas e tão-somente uma atualização do painel indicativo, naquele ícone de atualização então você vai nela firme. É bem provável que hoje em dia seu WordPress já atualize suas versões automaticamente, e é bom que seja assim. Portanto acessar seu wp-admin pelo menos uma vez por semana pra fazer as demais atualizações preparando-se pra qualquer atualização automática do WordPress é importante. Mas é possível que seu WordPress ainda não seja tão funcional e peça essa atualização. Pode fazer!

wp-atualizacoes-06

Manter as atualizações em dia, além de usar filtro solar, é um conselho muito sábio que do alto de uma montanha bíblica eu posso te dar pra evitar grandes dores de cabeça.

6. Agora cheque seu site pra saber se está tudo OK e seja feliz!

Se alguma coisa deu errado, você tem um backup. Aliás, eu avisei pra fazer o backup!

Deixe seu comentário: