Backup – pra que serve e como fazer
Daniel Becher | 03 de junho de 2011Volta e meia postamos aqui no blog alguma coisa referente a atualizações e backups. E se insistimos nessa tecla é porque é muito importante ficarmos sempre atentos às atualizações de segurança que surgem nos sistemas que usamos em nossos sites e blogs, e nas cópias de segurança que fazemos periodicamente para garantir que, num possível problema, não percamos nossos dados.
Temos hoje aqui na Via uma estrutura de backups que fazemos para casos de sinistro e muitos clientes já experimentaram a agilidade em que conseguimos recuperar dados que foram deletados por engano, por instalações ou atualizações defeituosas ou até mesmo problemas técnicos com os servidores – infelizmente estamos sujeito aos equipamentos eletrônicos que podem falhar.
Entretanto é sempre interessante salientar para os clientes que é deles a responsabilidade pelas cópias de segurança (previsto nos Termos de Serviço), embora sempre façamos cópias periódicas. Num caso onde os arquivos estejam comprometidos e são copiados já com defeito, pouco ajudaria num caso extremo, por exemplo, e o único recurso seria um backup mais atual do cliente.
Então é muito importante que você preste atenção e escolha sua peridiocidade para uma cópia de segurança não só dos arquivos existentes no seu espaço em disco (FTP), mas também do banco de dados.
Existem basicamente duas formas de fazer o backup:
1. Automaticamente pelo cPanel (recomendada)
Basta você acessar http://seudominio.com/cpanel, com login e senha, e procurar no menu Arquivos o ítem BACKUP.
Clique em “Fazer Download ou Gerar um backup completo do seu Website“.
Nessa tela, basta você escolher onde deseja armazenar o arquivo de backup (no formato seulogin.tar.gz) e escolher um endereço de e-mail para que ele avise quando estiver pronto e você possa baixá-lo, nesta mesma tela.
2. Manualmente via FTP e PHPMyAdmin
Neste caso, o primeiro passo é conectar-se via FTP na sua conta de hospedagem e baixar para o seu computador todo o conteúdo do diretório public_html (ou www, que é um atalho).
Para uma cópia dos seus bancos de dados e suas tabelas MySQL, acesse o cPanel (http://seudominio.com/cpanel) com login e senha e procure o ítem PHPMyAdmin. Selecione o banco de dados que quer salvar e clique em “Exportar“. No final da exportação, ele oferecerá o download do arquivo.
IMPORTANTE: quando você faz um backup automático, o arquivo fica na raíz da sua hospedagem e não dentro de public_html. É importante, após o download para o seu computador, a remoção do arquivo via FTP para que ele não compromete seu espaço em disco e não seja replicado nos futuros backups que fizer.