Auditoria de Segurança grátis para clientes Via
Daniel Becher | 18 de maio de 2015O WordPress é o CMS (Content Management System, ou sistema de gerenciamento de conteúdo) mais usado no mundo. Por ser a maior plataforma usada tanto para blogs quanto para sites de diversas naturezas, é natural que ele também seja o maior alvo de ataques e infecções por algum tipo de vírus. E isso ocorre por alguns motivos:
1) vulnerabilidade às vezes são descobertas mais rapidamente do que uma atualização de segurança é lançada.
2) plugins podem conter vulnerabilidades e, como em sua maioria, são desenvolvido por programadores e grupos independentes, podem colocar em xeque a credibilidade do sistema que permite seu uso.
3) com os templates também ocorre o mesmo. Temas/layouts que não são aprovados pela equipe da Automattic acabam trazendo mais risco para o usuário.
Mas existem alguns hábitos que os usuários de WordPress podem criar que diminuem muito a probabilidade de uma infecção. Estas práticas não demandam alto conhecimento técnico e não consomem muito o seu tempo. Com o passar dos dias, por se tratarem de hábitos, você sequer vai notar que está garantindo a sua segurança e evitando dores de cabeça homéricas. Neste post eu falo detalhadamente sobre eles mas são basicamente fazer backups frequentes, usar senhas difíceis e trocá-las periodicamente, atualizar sempre que for oferecido o WordPress e seus componentes e usar apenas plugins e templates recomendados no repositório oficial.
No lado do provedor de hospedagem é importante que também haja boas políticas de segurança. Mantemos na Via servidores sempre com softwares atualizados, regras de firewall bastante restritas e constante monitoramento do que se passa dentro das máquinas.
Mas algo ainda pode ser feito e, em alguns casos, demanda um conhecimento técnico maior por parte do usuário: uma Auditoria de Segurança. Nela é importante fazer algumas adaptações que ao longo do tempo o WordPress vai acabar tornando implementações nativas e que ajudam a tirar o seu blog ou site da reta dos criminosos digitais.
Nós já oferecemos este serviço para os clientes que nos procuram com dúvidas mas agora é oficial: todo cliente de hospedagem compartilhada da Via Hospedagem poderá solicitar, uma vez, uma auditoria de segurança gratuitamente. Não há pegadinhas ou uma tentativa de vender um serviço adicional a longo prazo, não há contratos de fidelização.
Funciona da seguinte forma:
- O cliente solicita no suporte um agendamento para este serviço e nós marcaremos uma data, mediante o fornecimento de um usuário e senha com permissões de administrador.
- Nós fazemos algumas implementações de segurança (instalação de um plugin de cache e outro de segurança, configuração dos mesmos, alterações na estrutura do WordPress, atualização de templates e plugins etc.)
- Analisaremos a parte administrativa do site ou blog para sugerir novos hábitos e mudanças de práticas que têm como objetivo aumentar ainda mais a segurança do WordPress.
- Ao final, enviamos um relatório sobre o trabalho realizado e, se necessário, com o que mais precisa ser feito da parte do cliente para ser concluído da melhor forma.
Portanto, caso você queira esta Auditoria de Segurança que, ratifico, é INTEIRAMENTE GRÁTIS, basta entrar em contato com o Suporte Técnico.