Importante: Suporte: como entrar em contato ou pedir ajuda »

Como receber seus e-mails numa conta do GMail

| 18 de Fevereiro de 2016

Um assunto recorrente nos tickets de suporte que recebo aqui na Via é Como agregar todos os e-mails numa conta do GMail, ou seja, como o usuário pode usar uma conta do GMail para receber seus e-mails hospedados na Via.

Existem vários benefícios nisso e vou elencar alguns:

  1. O GMail tem o melhor AntiSpam do mundo. A Via conta com o sistema cPanel para gerenciamento das contas de hospedagem e ele tem por padrão o SpamAssassin, uma ótima ferramenta no combate às mensagens indesejadas, ao lixo eletrônico, mas não há como negar que a ferramenta do Google tem o melhor gerenciamento desse lixo. Ao receber seus e-mails no GMail você usa o antispam da própria ferramenta para filtrar o esgoto.
  2. O espaço em disco fica mais otimizado. Como os e-mails dividem espaço com o site, usar o GMail é uma forma de deixar o disco livre apenas para arquivos do seu projeto, pois ele baixa na sua conta do GMail todos eles, igual como faz um Outlook instalado no seu computador, com a vantagem de ser uma ferramenta online.
  3. Você pode compartilhar seus contatos do GMail, uma vez que também pode enviar e-mails por ele e não apenas recebê-los.
  4. Trabalhar com todos os seus e-mails num único ambiente sem ter que abrir e logar-se em várias janelas ou serviços também é uma grande vantagem. Você ganha em produtividade, conforto e segurança, já que não precisará ficar administrando várias senhas.

Convencido de que a ferramenta do Google é uma excelente agregadora de e-mails pessoais, vamos ao tutorial de como receber seus e-mails no GMail. Embora sejam 8 os passos para realizar esta tarefa, você vai notar que o processo é rápido e fácil. Abra o GMail, logue-se na sua conta e vamos trabalhar!

gmail01

Procure do lado direito da sua tela o ícone que é uma engrenagem, típico de botões de configuração.

gmail02

Agora vá na aba Contas e importação. Você vai notar que existem duas opções chamadas Enviar e-mail como e Receber e-mails de outras contas (usando POP3). É nessas duas que iremos trabalhar. Primeiro clique em Adicionar outro endereço de e-mail que você possui.

gmail03

Nesta primeira tela você configura seu nome e o endereço de e-mail que usará. Mantenha a opção Tratar como um alias selecionada.

gmail04

Nesta próxima janela você vai configurar o servidor SMTP, que deverá ser mail.seudominio.com (onde seudominio.com deve ser substituído pelo seu domínio próprio), o nome do usuário que deve ser o e-mail que você está querendo configurar e a senha dele, que você habitualmente usa para acessá-lo. A porta continua sendo a 587. Mantenha a opção Conexão segura usando TLS (recomendado) selecionada.

gmail05

Esta é a etapa de verificação. O Gmail enviará para o endereço que você quer cadastrar nele uma mensagem com um código. Selecione o código que recebeu e coloque na caixa acima e clique em Confirmar.

gmail06

Se deu tudo certo, você voltará à primeira janela, agora com o seu e-mail cadastrado em Enviar e-mail como.

Agora, você já pode enviar e-mails através do GMail. Agora vamos recebê-los clicando em Adicionar uma conta de e-mail POP3 que você possui.

gmail07

O processo é parecido, você preencherá mais uma vez o seu e-mail que também é seu Nome de usuário, a senha e o servidor de entrada de e-mails, ou Servidor POP, que também será mail.seudominio.com (onde o dominio.com é substituído pelo seu domínio próprio). A porta você mantém a 110 e as demais opções devem ficar desmarcadas a não ser que você saiba o que está fazendo. Clique em adicionar conta.

gmail08

Se tudo deu certo a sua conta de e-mail agora também está aparecendo em Receber e-mails de outras contas (usando POP) e em alguns instantes o GMail começará a baixar as mensagens para a sua caixa de entrada. Agora divirta-se usando o ambiente do Google para persona
lizar os filtros, filtrar os spans e trabalhar confortavelmente no seu GMail.

Deixe seu comentário: