Importante: Suporte: como entrar em contato ou pedir ajuda »

7 plugins essenciais para o seu WordPress

| 28 de Maio de 2015

Uma dúvida recorrente quando atendo um cliente que me procura para hospedar o seu projeto conosco é Quais plugins devo instalar no meu WordPress?

7plugins

A resposta para este questionamento é bastante relativa, o WordPress é uma ferramenta que abre muitas possibilidades. Isso vai depender do foco do seu negócio pois ele pode ser uma loja virtual (e-commerce), um site institucional ou um blog. Mas existem plugins básicos que recomendo em toda a instalação do WordPress, eles são como curingas na tarefa diária de automatizar, proteger e otimizar o seu site.

Afinal, o que é um plugin?

Plugins são pequenos aplicativos (add-ons) que acrescentam funções no seu WordPress. O WP por si só é um sistema bastante completo, um CMS (content management system) que nativamente já funciona para quaisquer destes fins, bastando configurá-lo e personalizá-lo. Mas algumas tarefas precisam ser implementadas via plugin. Seja um bom sistema de cache, seja um cadastro mais elaborado de clientes ou mesmo um plugin de e-commerce que trará toda uma estrutura extra para cadastro de produtos e carrinho de compras, por exemplo.

Escolhi 7 plugins que instalo ou recomendo a sua implementação nos WordPress dos meus clientes.

WP Super Cache

Considero este o ponto de partida. Antes mesmo de começarmos a garantir a segurança do WordPress, otimizá-lo com um bom plugin de cache é primordial. Aqui na Via, por exemplo, ele chega a ser pré-requisito. Um plugin de cache cria cópias estáticas das suas páginas agregando alguns benefícios: segurança; maior velocidade para o visitante abrir o seu site; redução no consumo de banda e recursos do servidor como memória e processamento, tornando-o sempre sociável numa hospedagem compartilhada. Não basta instalá-lo, mas aqui explicamos como fazer a configuração de forma otimizada para a maioria dos casos.

iThemes Security

7plugins-seguranca

Segurança é primordial. Bato sempre nesta tecla. Como o WordPress é o mais popular CMS do mundo é comum também que seja o mais visado. Blindar seu WordPress é uma tarefa rápida, fácil e assertiva com este plugin. Também ensinamos você a configurá-lo.

Akismet

Esse já vem com o próprio WordPress mas ele não está ativo nativamente. Para que você evite dores de cabeça tendo que filtrar sozinho nos comentários do seu site uma enxurrada de spam quando ele se tornar visível à Internet, basta ativá-lo e cadastrá-lo numa conta do WordPress.com. Na hora do cadastro você pode escolher doar alguma quantia em dinheiro para quem o desenvolve, via PayPal, mas isso não o torna um plugin pago, pois existe a opção de usá-lo gratuitamente.

WordPress SEO

O WordPress já tem por si só uma boa estrutura de SEO, mas você pode incrementá-lo bastante com este plugin. Mesmo na sua configuração padrão, fazendo apenas o primeiro passo-à-passo, ele já garante uma boa performance para Search Engine Optimization, ou seja, ele melhora suas chances de estar bem colocado entre os primeiros resultados de busca para os termos que você usa no seu blog. Resumindo mais ainda: a busca do Google é uma grande fonte de visitas, use a abuse deste plugin e teste seus resultados na prática.

WP Optimize

7plugins-otimizacao

Com o tempo, o banco de dados do WordPress (que as vezes você nem sabe que existe, pois aqui na Via você o instala automaticamente via cPanel sem necessidade de criar banco, usuário e conectá-lo manualmente) vai acumulando sujeiras. Sejam comentários de spam perdidos, sejam plugins que desativados escondem alguma poeira por debaixo dos tapetes ou mesmo aquelas revisões de posts que você vai editando e inflando sem saber. Além de lento, o sistema pode ir ficando maior em se tratando de megabytes desnecessários. O WP Optimize faz essa limpeza, que eu recomendo no mínimo uma vez a cada três meses. Você nem precisa deixá-lo ativo, ele funciona apenas quando você o executa periodicamente, então basta ativá-lo quando precisar usar. Quer aprender como fazer? Eis um tutorial ensinando.

Formulário de Contato 7

Blogs são conversações, já diria o Interney nos tempos áureos dos eventos blogueiros. Além dos comentários é importante que você mantenha um canal de comunicação aberto com o seu leitor, visitante ou cliente. Existem centenas de plugins e scrips que fazem isso, mas só o Formulário de Contato 7, unanimidade na área, faz isso de maneira plena e fácil.

EWWW Image Optimizer

Otimização, otimização, otimização… esta palavra foi bastante falada neste artigo e não tem porquê não encerrar com ela novamente. Subir imagens de qualquer jeito no seu WordPress é um risco. Tudo o que um leitor vê no seu site, custa de alguma forma pra ele. Seja tempo, quando as imagens mais pesadas são um drama para conexões que mesmo rápidas acabam demorando para exibí-las; seja dinheiro, quando ele acessa seu WordPress de um dispositivo móvel e isso consome o seu plano de dados. Controlar e otimizar o envio de imagens ao seu site ou blog também será fator determinante para uma nova visita, ou mesmo para concluir a que está em andamento, sem que o interlocutor se canse e feche o site antes mesmo de ver o seu conteúdo. No blog do meu irmão Janio Sarmento você aprende como instalar, configurar e boas práticas para uso de imagens no seu site.

Todos os plugins estão disponíveis no repositório oficial do WordPress e podem ser instalados através do menu Plugins > Adicionar Novo. Não há necessidade de baixá-los externamente e instalá-los via FTP, portanto não inseri os respectivos links neste artigo.

Deixe seu comentário: