Importante: Suporte: como entrar em contato ou pedir ajuda »

WordPress 3.8: por quê e como atualizar o sistema do seu blog

| 12 de dezembro de 2013

Acaba de ficar disponível a última atualização da versão estável do WordPress, o 3.8 com o nome de Parker. Como sempre fazem a equipe do WordPress homenageou mais um grande jazzista: Charlie Parker. Vamos ler o post ao som dele?

O WordPress 3.8 está mais bonito. Ganha formas mais leves e suaves e troca no menu e barra superior para o fundo de cor escura, diminuindo um pouco aquela sensação de estar num apartamento vazio de paredes brancas com o Sol do meio-dia entrando pela janela da sacada. As fontes do dashboard também estão mais bonitas e agora um pouco maiores. Mas não se preocupe, se você não gostou agora poderá customizar todas essas cores e estilos. Tudo a gosto do freguês.

wordpress-3-8-edicao-post wordpress-3-8-mensagem

Os widgets ganharam mudanças. Agora você não precisa mais arrastá-los e ficar perdido em meio a tenta porcaria por ali. Basta selecioná-lo e clicar para onde você quer que ele vá, podendo selecionar múltiplas escolhas nas posições.

Como também era previsto na fase de testes, chegou o template TwentyFourteen. O seu estilo lembra os templates Magazine e também ganham cores e estilos parecidos com o dashboard.

wordpress-3-8-edicao-post

O “wp-admin”, como muitos chamam, agora é responsivo. Ou seja, vai funcionar o mesmo template sem necessidade de plugins e hacks em todos os dispositivos conhecidos do mercado: no seu computador, no smartphone, no tablet, na sua TV e até na sua geladeira, se ela tiver acesso à Internet e você não tiver o que fazer pra blogar do mesmo lugar onde armazena comida.

Debaixo do capô o WordPress tem também várias mudanças em seus motores. Não cabe citá-los aqui, até porque pra usuários como nós não importa se o pato é macho, importante é que ele bote ovo. Mas você pode acompanhar aqui se for mais curioso.

O WordPress tá tão bonito, mas tão bonito, que deu vontade de vir aqui escrever este post, coisa que não fazia a algum tempo.

Por quê atualizar meu WordPress?

O WordPress é o sistema para blogs mais utilizado no mundo. Por ser usado em tão grande escala acaba se tornando muito visado e infelizmente alvo de ataques mundo afora. Atualizá-lo não só corrigirá problemas e bugs nas suas engrenagens, deixando-o sempre melhor e mais fácil de utilizá-lo, como também receberá a sua instalação as últimas proteções de segurança disponíveis para ele. Com isso, você muito menos risco de alguma invasão ou injeção de malware, atrapalhando o seu funcionando e infectando os demais computadores.

Como atualizar o WordPress?

wordpress-3-8-atualize-agora

Simples. Tá vendo essa mensagem aí no canto superior do seu dashboard? Clique em Atualize agora (Update now se estiver em inglês). Simples assim.

Lembrando sempre que é primordial fazer um backup antes de qualquer alteração dessas no seu blog.

Deixe seu comentário:

  • “O WordPress tá tão bonito, mas tão bonito, que deu vontade de vir aqui escrever este post, coisa que não fazia a algum tempo.”

    Tive a mesma sensação ao atualizar meus sites ontem. Achei o WP 3.8 tão bonito que já preparei alguns artigos para a próxima semana.

  • Pingback: Como atualizar um blog ou site em WordPress - Via Hospedagem()